terça-feira, 11 de setembro de 2012

A quinoa e os seus benefícios




A Quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.

Levando sem consideração as suas propriedades, a quinoa possui diversos benefícios. Alguns destes, é não conter o glúten (As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten, que pode ser resultado de uma alergia ou de intolerância ao mesmo). Sendo assim, estes indivíduos, também podem se beneficiar deste precioso alimento.

Outros benefícios da quinoa é pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o arroz na alimentação. Possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades de vitaminas e minerais presentes.

Tem um sabor leve, semelhante à soja e a cada dia conquista espaço na mesa dos brasileiros.
Podemos destacar também a quantidade de fibras presentes neste grão. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

A quinoa, mesmo ainda sendo pouco conhecida no Brasil, seus benefícios são comparados aos da soja e da linhaça, grãos considerados muito benéficos para a saúde. E aos poucos começa a fazer parte do cardápio dos brasileiros, que buscam os benefícios desse alimento, rico em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3. 


Por: Adeline Barreto Maciel - Nutricionista


Nenhum comentário: