quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Existe um consumo ideal de proteína?


A prática regular de atividade física e esportiva aumenta as necessidades proteicas de um indivíduo, porém isso não significa que a cada progressão/aumento desta atividade necessite de um aumento gradativo de proteína.

Sabe-se que a ingestão de proteína na alimentação ou na suplementação promove o anabolismo muscular, porém os músculos têm um limite biológico e quando atingem seu limiar tornam-se inoperantes. A absorção do excesso de proteína não ocorrerá, consequentemente não terá a eficácia desejada. A partir do momento que o limite de absorção proteica é atingido a eliminação do excedente acontece.

A proteína é um nutriente em potencial para o ganho de massa muscular, porém sem a combinação da proteína x carboidrato a eficácia não será a mesma, ou simplesmente não ocorrerá o resultado esperado.

O aspecto quantitativo de proteína representa uma das facetas para o ganho de massa muscular. É importante levar em conta os aspectos quantitativos. Porém também devem ser levados em consideração a qualidade destas proteínas, os horários de ingestão e o controle da alimentação, pois é o conjunto de procedimentos que promoverá a dimensão da sua eficácia.


Postado por Adeline Barreto Maciel (Nutricionista)

4 comentários:

Anônimo disse...

Quando podemos saber a proporção ideal de proteína, para que não ocorra esse tipo de situação?

Nutrição disse...

Só podemos saber quanto deve ser ingerido de proteína para cada indivíduo calculando sua TMB (taxa metabólica basal) + FA (fator atividade). Além de outros fatores existentes que irão interferir na real necessidade, que varia para cada pessoa.

Unknown disse...

Ótima matéria...

Anônimo disse...

muito legal seu blog, ajudar a tirar muitas duvidas do pessoal.. :P gostei muito! Sabrina