quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cafeína e Exercício Físico

A Cafeína é um popular energético. Ela estimula o cérebro e contribui tanto nas reflexões e na concentração como também, é conhecida por ajudar os atletas em um melhor desempenho durante a atividade física.

De acordo com alguns estudos, o uso da cafeína, de fato, melhora o desempenho em exercícios de resistência, como corridas e ciclismo, e em exercícios de curta duração e alta intensidade. A cafeína faz com que o esforço pareça mais fácil (em aproximadamente 6%).

O fato de cada pessoa responder de forma diferente a cafeína, nem todos que fizerem uso desta substância terão um melhor desempenho com o esforço. Em caso de sensibilidade, um indivíduo que fizer uso de cafeína antes da prática de exercício pode acabar nauseado, sofrer de acidez estomacal ou de agitação.

Embora existam citações de que a cafeína tem um efeito desidratante, a mesma não contribui para a perda excessiva de água e pode ser ingerida por atletas. Uma dosagem de uma ou duas xícaras de café antes do exercício posdem ser um energético útil, porém, uma quantidade maior pode ser desnecessária.


Fonte: Guia de Nutrição Desportiva por Adeline Barreto Maciel

domingo, 11 de setembro de 2011

A suplemtnação com a Proteína Whey Protein


Hoje, o whey protein é considerada como a proteína mais popular. E de fato, esta proteína possui uma alta qualidade biológica, ou seja, seus aminoácidos são absorvidos de maneira bem eficaz pelos humanos.

Existem formas diferentes de whey protein. A forma concentrada (a mais simples) e as formas, isolada e hidrolisada, que são superiores a concentrada.

Uma ação do whey protein seria permitir o aumento da ativação das células-tronco musculares, as quais são indispensáveis para a hipertrofia e a hiperplasia (ganho de células musculares novas).

De acordo com alguns estudos realizados com o whey protein, foi observado nos usuários do suplemento uma melhora significativa no desempenho cardiovascular e na força. Observou-se também uma redução na porcentagem de gordura corporal, sugerindo uma estabilidade no pelo com aumento da massa livre de gordura.

O whey protein é dita como uma proteína anabólica, ou seja, de ação rápida. A sua velocidade de absorção causa o aumento da velocidade da síntese protéica. Desta forma, é aconselhado que a sua ingestão se dê logo após o treino.

A ingestão cautelosa de whei protein pelo atleta pode lhe fornecer uma vantagem que talvez não encontre nas proteínas da dieta, porém a sua utilização deve ser bem orientada e calculada de acordo com a necessidade de cada indivíduo, visto que, doses inadequadas podem trazer algum prejuízo.

Fonte: Guia de suplementos alimentares para atletas por Adeline Barreto Maciel