quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Ação da Glutamina

A Glutamina é um aminoácido, sendo, portanto um dos componentes das proteínas.

Este aminoácido é o mais abundante no músculo e está presente nele de forma livre. Desta forma, a glutamina tem um papel importante, pois existe uma estreita relação entre a glutamina livre no músculo e a capacidade de síntese de proteína.

Este aminoácido tem grande importância para o esportista e praticante de atividade física, pois alguns estudos mostram que uma baixa no nível de glutamina muscular diminui a velocidade da síntese de proteína, além disso, a capacidade do corpo de produzir glutamina é muito inferior à sua destruição provocada pelo esforço.

De acordo com o mecanismo da glutamina, esta poderia ajudar a acelerar a recuperação durante um treino seqüencial, ou adiar a fadiga durante um esforço prolongado. Em contrapartida, a glutamina parece também reduzir a queima de gordura e limitar a disponibilidade de energia durante um esforço ou um regime, o que resultaria numa maior dificuldade para perda de gordura corporal.

Apesar de controversas, alguns estudos mostram que a glutamina favorece a recuperação da força e da resistência quando utilizadas junto ao carboidrato, imediatamente após um esforço.

Tendo em vista as variações quanto ao uso e ao resultado da glutamina como suplemento nutricional na atividade física, é de grande valia a orientação de um profissional especializado para alcançar os diferentes objetivos na sua utilização.

Fonte: Guia de suplementos alimentares para atletas por Adeline Barreto