quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Obesidade e excesso de peso na saúde corporal


No Brasil, pessoas acima do peso já atingem a marca de 80 milhões, número que dobrou em apenas 30 anos. Isso indica que um em cada sete brasileiros é obeso. Se nada mudar nos hábitos dos brasileiros, em alguns anos teremos uma população como à dos Estados Unidos onde a obesidade atinge um em cada três americanos.

Um dos primeiros problemas que surge com o excesso de peso é a diminuição da autoestima. O que pode levar a uma autodesvalorização, isolamento, entre outros problemas de origem psicológica, que podem prejudicar a vida social, sentimental e até profissional do indivíduo.

Outros problemas também podem ocorrer com grande freqüência. O excesso de peso, principalmente a gordura abdominal, causa doenças graves.

A obesidade ou mesmo o excesso de peso favorecem ao aumento do colesterol, triglicerídeos, glicemia, hipertensão, podendo provocar conseqüências ainda mais sérias, tais como, doenças cardíacas. O que favorecerá a ocorrência de infartos, derrames, etc.

Os problemas causados pelo excesso de peso são diversos e mostram que as pessoas que se acomodam a ele provavelmente serão cheios de sofrimentos e problemas de saúde. Para um futuro sem os sofrimentos e problemas relacionados ao excesso de peso, é fundamental ter a informação de como prevenir e combater esse mal.

Para manter um peso saudável, é preciso adotar uma estratégia que funcione em longo prazo. Muitas dietas de emagrecimento prometem resultados rápidos, mas não controlam o peso em longo prazo.

Desta forma o acompanhamento nutricional e a prática de exercício física estão totalmente ligados aos resultados positivos, podendo manter um controle do peso no que resultará em um controle na saúde do indivíduo.

Por: Adeline Barreto Maciel - Nutricionista