quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Existe um consumo ideal de proteína?


A prática regular de atividade física e esportiva aumenta as necessidades proteicas de um indivíduo, porém isso não significa que a cada progressão/aumento desta atividade necessite de um aumento gradativo de proteína.

Sabe-se que a ingestão de proteína na alimentação ou na suplementação promove o anabolismo muscular, porém os músculos têm um limite biológico e quando atingem seu limiar tornam-se inoperantes. A absorção do excesso de proteína não ocorrerá, consequentemente não terá a eficácia desejada. A partir do momento que o limite de absorção proteica é atingido a eliminação do excedente acontece.

A proteína é um nutriente em potencial para o ganho de massa muscular, porém sem a combinação da proteína x carboidrato a eficácia não será a mesma, ou simplesmente não ocorrerá o resultado esperado.

O aspecto quantitativo de proteína representa uma das facetas para o ganho de massa muscular. É importante levar em conta os aspectos quantitativos. Porém também devem ser levados em consideração a qualidade destas proteínas, os horários de ingestão e o controle da alimentação, pois é o conjunto de procedimentos que promoverá a dimensão da sua eficácia.


Postado por Adeline Barreto Maciel (Nutricionista)