quinta-feira, 18 de março de 2010

Nutrição na saúde da pele


O envelhecimento celular da pele pode ser prevenido através do consumo de nutrientes antioxidantes, que são, os alimentos que protegem o organismo contra os radicais livres. A alimentação rica em frutas e hortaliças pode garantir o consumo destes antioxidantes agindo na prevenção desse envelhecimento.

Os radicais livres são cada vez mais conhecidos como uma das principais causas do envelhecimento e de doenças degenerativas associadas à idade, ou seja, doença que consiste na alteração do funcionamento de uma célula (inflamações, infecções e tumores).

As lesões causadas pelos radicais livres nas células podem ser tanto prevenidas como também reduzidas. E muitas vitaminas presentes nos alimentos favorecem estes efeitos.

A Vitamina C é o antioxidante mais abundante no organismo, especialmente na pele. Esta vitamina é fundamental para a formação das fibras colágenas (fibras que dão resistência a nossa pele ) participando de reações existentes em praticamente todos os tecidos do corpo atuando como um antioxidante “in vivo”.

As principais fontes de vitamina C são brócolis, pimentão, couve, tomate, frutas cítricas. Dentre as frutas, deve-se dar preferência às fortemente pigmentadas como manga, pêssego, acerola, mamão, melão (amarelo), goiaba, mangaba, etc.


Adeline Barrêto Maciel* (nutricionista)