quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Nutrição e Atividade Física


A alimentação tem grande importância na atividade física, porque prepara o organismo para o esforço fornecendo nutrientes necessários de acordo com o tipo exercício realizado e o objetivo que se deseja alcançar.
O gasto energético está diretamente relacionado com o tipo de dieta que um praticante de atividade física deve ingerir, visto que, 0 gasto energético vai corresponder ao metabolismo basal do indivíduo, suas necessidades energéticas e o tipo de atividade realizada.

O equilibrio dos nutrientes numa dieta é de extrema importância, em especial para os praticantes de atividade física, pois a necessidade energética encontra-se aumentada e se os nutrientes não forem fornecidos de maneira adequada pode trazer diversos prejuizos para este indivíduo.
É de grande importância a ingestão adequada de carboidratos (principais fornecedores de energia na atividade física), de porteínas (responsáveis pela construção dos músculos e de outros tecidos)
, das gorduras, numa proporção adequada e também de vitaminas, minerais, água e eletrólitos. A hidratação adequada é muito importante para o bom desempenho físico.

Adeline Barreto Maciel
Nutricionista