quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil, revela estudo.



No Dia Nacional de Combate ao Câncer, especialistas jogam pesado contra o consumo de tabaco e fazem recomendações, aparentemente simples, para a prevenção da doença que é a segunda causa de morte no país.
O alerta foi reforçado durante apresentações de trabalhos científicos e conferências no 2º Congresso Internacional de Controle de Câncer (International Cancer Control Congress), organizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (27). Pela as estimativas da doença, que prevêem pelo menos 470 mil novos casos para os próximos dois anos no país, vale a pena seguir a receita. No último ano, 130 mil pessoas morreram de câncer no Brasil.

Recomendações

De acordo com o estudo, manter-se magro dentro de limites saudáveis, evitando o consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas, é uma das melhores maneiras de prevenir o câncer. Para os especialistas, a ligação entre gordura corporal e câncer é mais direta do que se imaginava. Foram encontradas evidências de que a obesidade está ligada a cinco tipos de câncer: de esôfago, de pâncreas, do endométrio, de rim, de mama (pós-menopausa) e colo-retal.
Outra evidência é a ligação entre carnes vermelhas e processadas com o câncer colo-retal. Segundo a pesquisa, as pessoas não devem comer mais que 500g de carne vermelha cozida por semana. Carnes processadas, como presunto e bacon, devem ser consumidas com parcimônia.
O relatório recomenda atividade física regular, alimentação rica em hortaliças, frutas e cereais, com limite no consumo de sal e alimentos salgados e evitar, também, bebidas açucaradas. O documento incentiva ainda a amamentação, já que, segundo o estudo, o aleitamento protege a mãe do câncer de mama.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL195093-5603,00.html